Atividades Pré-escolar










Manuela Bacelar - Ilustradora do mês

BIOGRAFIA
Nasceu em Coimbra em 1943.
Realizou os seus estudos secundários na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, no Porto e concluiu o curso de Ilustração em Praga, na Escola superior de Artes Aplicadas.
Reside na cidade do Porto desde 1971 e dedica-se à ilustração desde 1988, tendo ilustrado mais de meia centena de livros com textos da sua autoria, colaborando também com diversas editoras nacionais e estrangeiras. É considerada uma das mais importantes ilustradoras contemporâneas, contando já com muitas exposições individuais e coletivas. Dedica-se essencialmente à literatura para crianças, tendo vindo a afirmar-se, enquanto pioneira na criação de álbuns infantis em Portugal, sendo autora e ilustradora da maioria das suas obras.
Em 1990, com os títulos “O Dinossauro” e “O meu avô” foi nomeada para o prémio Octognes em França.
Em 1992, faz parte da lista de Honra do Prémio Paolo Vergero da Universidade de Pádua.
Em 1994, obteve o Prémio Octognes para um dos melhores livros estrangeiros publicados em França, “Mon Grand Pére”, com texto e ilustrações da sua autoria.
Em 1996, obteve o Prémio de Ilustração do Ministério da Cultura/IBBY pelas ilustrações de “A Sereiazinha” (de A.C. Anderson). Foi também selecionada pela Biblioteca Internacional de Munique para a Exposição Waith Ravens.
Em 2000, recebe o Prémio António Botto de Literatura Infantil, pela sua produção artística em “A Borboleta Leta” (de Maria de Lurdes Soares).
Participa regularmente em Bienais de Ilustração – Barcelona, Bratislava e Belgrado -  tal como em Exposições Internacionais de Ilustração – Itália, Áustria, Espanha, França, Singapura, Japão, Eslovénia, etc., tendo sido selecionada pela Diesertina Veriag para o livro “Modernos Ilustradores Europeus”.
Conheceu um prestígio indubitável no panorama literário português para a infância, com as suas ilustrações, em “Silka”  (de Ilse Losa 1989), em que foi premiada em 1989, com a Maçã de Ouro da Bienal Internacional de Bratislava, e em 1990, com o Prémio GulbenKian de Ilustração.


Escritora e ilustradora de merecida distinção, Manuela Bacelar, já assinou mais de cinquenta obras publicadas não apenas em Portugal, como também na França, Japão, Marrocos, Líbano e Dinamarca.
Manuela Bacelar, é já conhecida do público português, nomeadamente das crianças. Ilustradora de renome, é autora e coautora de alguma das obras incontornáveis de Literatura Infantil.
WikiEducação


Livros ilustrados por Manuela Bacelar

Além da ilustração, Manuela Bacelar escreve também. 
Uma das obras escritas e ilustradas pela própria é O Dinossauro. Este livro aborda o tema da diversidade étnica/racial e cultural universal.


Outra obra, também bastante interessante, é O livro do Pedro que aborda, de forma ternurenta e magnífica, a temática do casamento homosexual e a existência de filhos nesse casamento.


Não quero deixar de referir mais duas obras ilustradas por Manuela Bacelar que me têm acompanhado, ao longo dos anos na minha profissão, e que considero intemporais.

O Veado florido